For a better experience please change your browser to CHROME, FIREFOX, OPERA or Internet Explorer.

Cupins Alados: Como Lidar com uma Infestação

Os cupins alados costumam aparecer em maior quantidade na primavera e no início do verão, época de sua revoada. Nessa época, eles encontram ambiente favorável para sua reprodução porque está quente e chovendo, fornecendo a eles calor e umidade.

Por isso, é preciso se atentar à sua presença, para evitar os muitos estragos que essa praga urbana pode fazer. A seguir, falaremos sobre como lidar com uma infestação desses insetos, os perigos que eles representam e quais são os sinais de infestações.

Continue acompanhando nosso artigo e previna-se!

O que são cupins alados?

Cupins alados são os reprodutores de uma colônia, que uma vez por ano voam para encontrar parceiros para reprodução. Durante esses voos eles perdem suas asas e formam novas colônias com seus parceiros.

Como são os cupins alados?

Geralmente conhecidos por aleluias, os cupins alados são comumente confundidos com formigas voadoras. Isso porque eles são fisicamente parecidos, já que ambos possuem dois pares de asas e tamanhos próximos.

Entretanto, os cupins possuem o corpo reto, sendo difícil falar onde começa e onde termina cada parte dele (por exemplo, cabeça, tórax ou abdômen).

Além disso, é possível identificá-los por suas asas, que são dois pares idênticos e transparentes.

Qual o perigo das aleluias?

Os cupins alados representam muitos perigos, quando formam infestações em residências ou outros edifícios. Isso porque eles possuem alto potencial destrutivo de madeiras, podendo causar danos estruturais.

Além disso, a depender de quão perto a infestação se encontra da fiação elétrica do local, eles podem comprometê-la, levando a riscos de incêndios.

Há, ainda, o que podemos chamar de danos menores, que são os causados em móveis (guarda-roupas, camas, sofás e outros) e papéis (documentos importantes).

Por isso, é preciso aprender a identificar possíveis infestações, para lidar com elas antes que o estrago aumente.

Como identificar infestações de cupins?

Há alguns sinais de que há cupins no lugar e de que há uma infestação se formando, ou a se formar. Um deles são as asas que eles perdem durante os seus voos para reprodução (revoada).

Se os cupins adentraram o espaço, provavelmente elas serão encontradas perto de portas e janelas do lugar.

Outro sinal da presença de cupins são os seus excrementos, que eles deixam nos locais por onde passam, especialmente nas madeiras que estão consumindo.

Além disso, é possível saber que há cupins alados por perto quando eles deixam túneis, feitos de terra, pelo caminho. Segui-los levará à sua colônia.

O que fazer em casos de infestações?

Cupins Alados como acabar com essas pragas

Caso haja infestação de cupins no local, é fundamental chamar especialistas para lidar com elas. Tentativas caseiras de remoção dessas pragas podem prolongar a situação e ampliar os problemas decorrentes dela.

Os profissionais, ao chegarem no local, identificarão corretamente a espécie de cupim, encontrarão sua colônia e suas áreas de atividade.

Em seguida, eles desenvolverão um plano para controle de pragas, escolhendo os melhores equipamentos e produtos para lidar com a infestação, considerando sua gravidade.

Durante o procedimento, eles podem se utilizar de barreiras físicas, para impedir a passagem dos cupins alados de um lugar para o outro. Assim, eles aplicam produtos químicos especialmente desenvolvidos para a eliminação de colônias.

A forma de aplicação também pode variar e eles podem usar iscas, gases ou produtos líquidos.

Previna-se!

A contratação de uma empresa especializada, como a Ajax Soluções, pode ser feita antes do surgimento do problema, como uma forma de prevenção. Assim, não será preciso lidar com todos os estragos decorrentes de uma infestação e o procedimento será mais econômico.

deixe seu comentário

Topo